Educação e formaçãoFilosofia prática

Educar é formar uma cabeça bem-feita e prepará-la para responder pelo mundo

Montaigne, no ensaio “Da educação das crianças” (Ensaios, I, 26), formulou uma das imagens mais felizes sobre educação: preferia-se um preceptor que tivesse “a cabeça bem-feita que bem-cheia” (la tête bien faite que bien pleine). Essa frase atravessou séculos porque toca em uma questão que permanece atual.

Uma cabeça “bem-cheia” pode acumular informações, conceitos, fórmulas e referências. Uma cabeça “bem-feita” aprende a julgar, distinguir, relacionar, questionar e decidir.

Para Montaigne, o conhecimento ganha valor quando se transforma em julgamento contínuo e revisável. A educação envolve formar alguém capaz de pensar por si, testar aquilo que recebe e confrontá-lo com a experiência.

Nessa perspectiva, ensinar vai muito além da transferência de conhecimento: significa criar condições para que o próprio estudante possa elaborá-lo, interrogá-lo, reconstruí-lo e torná-lo verdadeiramente seu. O professor deixa de ser apenas aquele que entrega respostas e passa a participar da formação da capacidade de formular perguntas, produzir juízos e construir compreensão.

Séculos depois, Hannah Arendt encerra “A crise na educação” (1958) com outra formulação: “A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele.”

As duas perspectivas se encontram de maneira fecunda. Montaigne pergunta, em certo sentido: que tipo de pessoa estamos formando? Arendt acrescenta: para que mundo estamos formando essa pessoa e que responsabilidade assumimos ao fazê-lo?

Educar envolve transmissão de conhecimento, mas deveria ir muito além disso: formar o julgamento crítico, porém sempre revisitado, de quem deverá habitar, interpretar e muitas vezes renovar o mundo que recebeu.

Essa parece ser, mais do que nunca, uma das grandes tarefas da educação em um tempo de informação praticamente ilimitada: mais atenção ao desenvolvimento da capacidade de análise crítica que ela é capaz de exercer e menos preocupação com a quantidade do que cabe numa cabeça.

Para continuar a reflexão

Fontes: Michel de Montaigne, Ensaios, I, 26, “Da educação das crianças”; Hannah Arendt, “A crise na educação”, em Entre o passado e o futuro.

Texto adaptado de publicação original da página RZK Philosophical Counseling no LinkedIn.

0 curtidas

Uma curtida por navegador, sem cadastro.

Participe da conversa